IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BMW tem prejuízo de quase US$800 mi no 2º tri

05/08/2020 09h13

Por Edward Taylor

FRANKFURT (Reuters) - A BMW estima obter lucro operacional em 2020, apesar do prejuízo de 666 milhões de euros (787 milhões de dólares) no segundo trimestre, em meio à queda nas vendas de seus carros de luxo durante medidas de isolamento em razão do coronavírus.

A fabricante alemã de BMWs, Minis e Rolls-Royces disse nesta quarta-feira que as entregas começaram a se recuperar, inclusive na China, mas que a recuperação não seria suficiente para compensar o déficit nas vendas perdidas pela pandemia.

A BMW também disse que sua perspectiva não levava em consideração o impacto potencial de uma segunda onda de infecções por Covid-19, nem a perspectiva de uma recessão mais sustentada ou mais profunda em seus principais mercados.

A margem de lucro antes dos juros e impostos (Ebit) da BMW para carros passou para menos 10,4%, ante 6,5% no segundo trimestre do ano passado, quando o lucro operacional chegou a 2,2 bilhões de euros. A montadora entregou 485.464 carros no segundo trimestre, queda de 25% em relação ao ano anterior.

Em maio, a BMW alertou que registraria um prejuízo no segundo trimestre e reduziria suas perspectivas, prevendo uma margem Ebit automotiva de 0% a 3% para 2020 em comparação com a faixa de 2% a 4% esperada antes da pandemia.

"Agora, estamos olhando para o segundo período de seis meses com otimismo cauteloso e continuamos a mirar uma margem Ebit entre 0% e 3% para o segmento automotivo em 2020", disse o presidente-executivo da BMW, Oliver Zipse, em comunicado.

A BMW reiterou que esperava que o lucro antes dos impostos fosse significativamente abaixo dos níveis de 2019 e que as entregas de carros aos clientes caíssem significativamente este ano.