IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM abre duas investigações envolvendo Linx após anúncio de fusão com StoneCo

13/08/2020 22h44

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta quinta-feira processos administrativos envolvendo a provedora de software para varejo Linx, dois dias após o anúncio de fusão da companhia com a empresa de pagamentos StoneCo.

Um dos processos diz respeito a "notícias, fatos relevantes e comunicados". O outro é sobre o assunto incorporação.

As medidas acontecem após reclamações de agentes do mercado de que a informação do negócio pode ter vazado, com investidores possivelmente tendo se aproveitado disso para lucrar antes que o anúncio fosse oficializado.

A StoneCo anunciou na terça-feira acordo vinculante para unir sua área de software com a Linx, numa transação em dinheiro e ações avaliada em 6,4 bilhões de reais.

Antes disso, a ação da Linx fechou em alta de 31,5% no pregão, maior ganho percentual diário da história do papel. No meio do dia, a Linx chegou a publicar fato relevante, contando que estava em tratativas finais para possível combinação de negócios com a StoneCo, mas as ações já tinham forte alta.

O outro processo da CVM diz respeito à própria operação e vem após reclamações de investidores de que acionistas minoritários da Linx podem ser prejudicados considerados os termos propostos da transação.

Consultada, a autarquia afirmou que não comenta casos específicos e que analisa "a regularidade das operações divulgadas".