Safra recorde de soja turbina lucro da Rumo no 2º tri
Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - A safra recorde de soja no Brasil e ganhos operacionais ajudaram a Rumo a mais do que dobrar seu lucro do segundo trimestre na comparação anual.
A companhia de logística do grupo empresarial Cosan anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 405 milhões de reais entre abril e junho, um salto de 119% sobre um ano antes. A previsão média de analistas consultados pela Refinitiv era de lucro de 420,3 milhões de reais.
O volume transportado pela Rumo no trimestre foi 13,9% acima no comparativo anual, atingindo 16,4 bilhões de toneladas equivalentes (TKU).
"A boa performance do país nas exportações contribuiu para o crescimento de 18,3% no volume de grãos movimentado", afirmou a companhia, destacando os setores de soja, além de açúcar e de fertilizantes.
Mesmo com aumento de 17% da movimentação de grãos para o Porto de Santos (SP), a companhia perdeu market share, uma vez que o aumento de 40% das exportações excedeu a capacidade de transporte da Rumo.
A receita líquida somou 1,83 bilhão de reais, alta de 5,7%, uma vez que o forte aumento dos volumes transportados foi ofuscado em parte pela queda da tarifa em 8,5%, decorrente da queda no preço do combustível.
O resultado medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 1,216 bilhão de reais, aumento de 31,5%. A previsão média de analistas era de 1,22 bilhão de reais, segundo a Refinitiv. O Ebitda ajustado foi de 982 milhões de reais, aumento de 6,3%.
A Rumo afirmou que a renovação da concessão da ferrovia Malha Paulista no final de maio trouxe impactos não recorrentes ao resultado. "O encontro de contas entre os passivos de concessão e os créditos de ações trabalhistas, anteriormente pagas pela Rumo, gerou ganhos de 348 milhões de reais no segundo trimestre", disse a companhia no balanço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.