IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Australiana Fortescue tem lucro recorde com alta nos preços do minério de ferro

24/08/2020 10h27

MELBOURNE (Reuters) - A Fortescue Metals Group divulgou nesta segunda-feira um lucro recorde para o ano financeiro encerrado em junho e quadruplicou seus dividendos finais após embarques recorde de minério de ferro e uma alta nos preços da commodity em 2020.

Os preços em alta e os embarques impulsionaram um salto de 70% nas ações da Fortescue neste ano. O maior pagamento aos acionistas deve representar uma distribuição de mais de 803 milhões de dólares para o maior acionista da companhia, o presidente do conselho de administração Andrew Forrest.

A força nos preços do minério de ferro ajudou os balanços das principais produtoras globais de minério de ferro e deu algum apoio à economia australiana em meio à sua primeira recessão em uma geração. Os preços subiram após a China, maior consumidora global de minério de ferro, ter aumentado os investimentos em infraestrutura para compensar a derrocada econômica decorrente do coronavírus.

"Foi um ótimo resultado. Muito direto, resultados muito limpos, todos os guidances vieram como previsto", disse Glyn Lawcock, analista do UBS em Sydney. "Agora vai depender do que acontecerá aos preços do minério de ferro nos próximos 12 meses."

Os preços do minério de ferro acumulam ganhos de 36% neste ano, a 126,50 dólares por tonelada.

A Fortescue, quarta maior produtora global de minério de ferro, disse que o lucro líquido no ano fiscal 2020 foi de 4,74 bilhões de dólares, alta de 49% ante os 3,19 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

Analistas esperavam em média um lucro de 4,77 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

A companhia declarou um dividendo final de 1 dólar australiano por ação, contra 0,24 dólar australiano pago no ano passado.

Com o dividendo final, os dividendos totais para o ano ficaram em 1,76 dólar australiano por ação, ou 54% a mais na comparação anual, representando 77% do lucro da companhia para o ano após impostos. A política da empresa prevê dividendos de até 80% dos ganhos.

(Por Rashmi Ashok em Bangalore e Melanie Burton em Melbourne; reportagem adicional de Anushka Trivedi)