IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente da China alerta para "período de mudança turbulenta" com alta nos riscos externos

25/08/2020 08h28

PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, alertou que a segunda maior economia do mundo está enfrentando um período de 'mudança turbulenta' e que o aumento do risco dos mercados externos exige que as autoridades contem cada vez mais com a demanda doméstica para estimular o crescimento.

Xi, presidindo um seminário na segunda-feira com um grupo de consultores de política econômica e economistas estatais, discutiu as tendências econômicas de médio a longo prazo do país em preparação para a elaboração do 14º plano quinquenal da China.

O plano econômico de cinco anos será revelado na reunião anual do Parlamento no próximo ano, e Xi disse que a China deve estar preparada para "um período de mudança turbulenta", já que a pandemia de coronavírus acelerou o protecionismo, abalou a economia mundial e interrompeu as cadeias de abastecimento.

"No próximo período, vamos enfrentar cada vez mais obstáculos no ambiente externo, e temos de estar preparados para lidar com uma série de novos riscos e desafios", disse ele, de acordo com comentários divulgados pela agência de notícias estatal Xinhua na segunda-feira à noite.

Xi disse que o mercado doméstico "dominará o ciclo econômico nacional" no futuro, mas prometeu abrir ainda mais a economia chinesa.

(Por Yawen Chen, Stella Qiu e Tony Munroe)