Ibovespa sobe mais de 2% com exterior positivo e menor incerteza fiscal
Por Peter Frontini
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte alta nesta segunda-feira, em meio a um cenário positivo no exterior e também apoiado pela melhora do ânimo do mercado com o quadro fiscal do país.
O principal índice da bolsa brasileira avançou 2,21% na sessão, a 96.089,19 pontos. O volume financeiro da sessão somou 21,9 bilhões de reais.
Mercados globais tiveram aumento no apetite ao risco após notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá alta hospitalar ainda nesta segunda. Na semana passada, o diagnóstico de Trump impactou mercado, diante da incerteza esperada sobre as eleições norte-americanas.
Também melhorou o ambiente as expectativas de aprovação de que parlamentares dos EUA aprovem mais estímulos econômicos para combater os efeitos da pandemia.
O índice acelerou a alta durante a tarde, após declarações do senador Marcio Bittar (MDB-AC) de que a ideia do governo é apresentar na quarta-feira a solução para financiar o Renda Cidadã, respeitando o teto de gastos.
"Não vou entrar em nenhuma ideia de onde e como vai ser financiado, a não ser que é uma decisão de todo mundo, liderada pela equipe econômica, pelo ministro Paulo Guedes. E a solução, qualquer que seja ou quaisquer que sejam elas, será dentro do teto", disse ele após se reunir com o ministro da Economia.
As declarações amenizaram incertezas fiscais, após a proposta inicial ser duramente criticada na semana passada, além do estresse no mercado em meio a críticas que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, teria feito a Guedes num evento fechado com um grupo de economistas.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 5,3% e 4,9%, respectivamente. Os preços dos contratos futuros do petróleo também registraram forte alta.
- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 1,06%. BRADESCO PN ganhou 1,43%, e SANTANDER evoluiu 0,25%.
- MINERVA ON subiu 0,89%, após aprovar programa de recompra de ações. No setor, JBS ON avançou 1,89%, enquanto MARFRIG ON fechou em alta de 0,74%.
- IRB BRASIL ORD saltou 6,9%, ampliando o rali recente. A empresa anunciou que antecipará a divulgação de resultados do terceiro trimestre para 3 de novembro.
- MAGAZINE LUIZA ON subiu 2,37%, enquanto VIA VAREJO ON teve alta de 3,24%. Já LOJAS AMERICANAS PN caiu 0,45% e B2W recuou 0,38%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.