IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

J&F faz acordo nos EUA e pagará US$128 mi de multa em caso derivado da Lava Jato

14/10/2020 15h55

SÃO PAULO (Reuters) - A holding controladora da JBS, J&F, acertou acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em que se declarou culpada de violar legislação norte-americana contra corrupção e pagará cerca de 128 milhões de dólares às autoridades do país.

O acordo, anunciado junto com outros envolvendo unidades do grupo, retira parte de incertezas que pairavam sobre os planos da JBS em abrir capital de suas operações internacionais nos Estados Unidos.

As ações da JBS passaram a subir com mais força nesta quarta-feira após a divulgação do acordo e da própria JBS e da controlada norte-americana Pilgrim's Pride terem anunciado acordos semelhantes para resolverem investigações sobre violação de leis dos Estados Unidos. Às 15h02, as ações da JBS exibiam alta de 6,4%, segunda maior alta do Ibovespa, que mostrava valorização de 0,8%.

A JBS explicou que o valor da multa acordado pela J&F é de cerca de 256,5 milhões de dólares, mas 50% desse valor já foi pago a autoridades brasileiras e foi abatido do total a ser pago nos EUA. Procurada, a J&F afirmou que não comenta o assunto.

Segundo promotores dos EUA, o montante de propinas pagas por executivos da J&F para autoridades governamentais de alto escalão superou os 150 milhões de dólares. Os promotores afirmaram ainda que a empresa teve um lucro de 178 milhões com o pagamento dos subornos.

O acerto da holding com o Departamento de Justiça dos EUA é um desdobramento do acordo de leniência acertado pela companhia com o Ministério Público Federal no Brasil e dos acordos de colaboração premiada assinados pelos executivos Wesley e Joesley Batista com a Procuradoria-Geral da República, desencadeados pela operação Lava Jato, afirmou a JBS em fato relevante ao mercado.

Por sua vez, a JBS, maior processadora de carne do mundo, afirmou que assinou acordo com a autoridade fiscalizadora do mercado de capitais norte-americano, SEC, que prevê pagamento de multa de cerca de 27 milhões de dólares.

Este acordo com a SEC é relacionado a falhas da controlada Pilgrim's Pride no registro de suas informações contábeis, afirmou a JBS. A Pilgrim's Pride já havia informado mais cedo que aceitou pagar multa de 110,5 milhões de dólares por ter criado restrições à competição que afetou três contratos de venda de produtos de frango de corte a um cliente nos EUA.

A JBS acrescentou que como parte do acordo com a SEC, deverá por três anos prestar esclarecimentos sobre "a efetividade das políticas anticorrupção, procedimentos, práticas, controles internos e manutenção de registros e processos de reportes financeiros da JBS" e de quaisquer empresas que estejam sob controle do grupo.

Segundo a JBS, o acordo com a SEC encerra qualquer outra pendência legal da companhia e suas afiliadas relacionadas à contabilidade da Pilgrim's.

(Por Alberto Alerigi Jr.)