IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços do petróleo caem com dólar forte e ressurgimento da Covid-19 em Europa e EUA

16/10/2020 10h52

Por Dmitry Zhdannikov

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo estavam em queda nesta sexta-feira, pressionados por preocupações de que um aumento nos casos de Covid-19 na Europa e nos Estados Unidos reduza a demanda em duas das maiores regiões consumidoras de combustível no mundo, enquanto o dólar mais forte também afetava os preços.

O petróleo Brent recuava 0,50 dólar, ou 1,2%, a 42,gg dólares por barril, às 9:26 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,42 dólar, ou 1%, a 40,55 dólares por barril.

Ambos os benchmarks caíram no dia anterior, mas permaneceram praticamente inalterados em relação à semana passada.

"A realidade é que agora estamos vendo uma disseminação bastante ativa da pandemia em toda a Europa e está se espalhando novamente na América do Norte, e isso potencialmente pesará na recuperação da demanda de petróleo", disse Lachlan Shaw, head de pesquisa de commodities do Banco Nacional da Austrália.

Alguns países europeus estão revivendo toques de recolher e lockdowns para combater o aumento de novos casos de coronavírus, com os britânicos impondo restrições mais severas em Londres a partir desta sexta-feira.

Um comitê técnico da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produtores de petróleo aliados, um grupo conhecido como Opep+, encerrou sua reunião na quinta-feira expressando preocupações sobre uma perspectiva de demanda fraca.

A Opep+ deve reduzir seus atuais cortes de oferta de 7,7 milhões de barris por dia (bpd) em 2 milhões de bpd em janeiro.

(Reportagem adicional de Yuka Obayashi, em Tóquio, e Florence Tan, em Cingapura)