IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros, mas sobe na semana

23/10/2020 17h03

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com o noticiário menos positivo no Brasil e a ausência de progressos efetivos sobre mais estímulos nos EUA endossando realização de lucros ao término de mais uma semana positiva na bolsa paulista.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa recuou 0,61%, a 101.294,22 pontos, de acordo com dados preliminares. Na semana, porém, acumulou elevação de 3%.

O volume financeiro nesta sexta-feira somava 21 bilhões de reais.

Para o estrategista Gustavo Cruz, da RB Investimentos, é normal após vários dias positivos que o investidor adote um pouco de cautela antes do fim de semana e aproveite para colocar um pouco de lucro no bolso.

"É de se esperar que o investidor aproveite que (o Ibovespa) passou a barreira psicológica dos 100 mil pontos e fique mais na defensiva", afirmou, acrescentando que os indicadores econômicos no Brasil também não foram tão bons nesta sessão.

Entre os destaques na pauta local, a inflação medida pelo IPCA-15 acelerou acima do esperado em outubro, enquanto a confiança do consumidor caiu pela primeira vez em seis meses.

Nos Estados Unidos, Wall Street fechou sem direção única, em meio ao impasse nas negociações sobre um novo pacote de ajuda à economia, com a eleição presidencial de 3 de novembro no radar.

(Edição de Aluísio Alves)