IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plantio de soja no Brasil chega a 1 milhão de hectares por dia e quase recupera atraso

02/11/2020 17h20

(Reuters) - Agricultores brasileiros plantaram cerca de 1 milhão de hectares de soja por dia durante a semana passada, quase recuperando os atrasos para a nova safra de grãos, disse a consultoria AgRural em relatório nesta segunda-feira.

A AgRural afirmou que o plantio de soja no Brasil avançou em uma semana de 23% da área para 42% em 29 de outubro, conforme os agricultores trabalham nos campos em um ritmo vertiginoso depois que as chuvas forneceram a umidade do solo necessária para o progresso.

A situação atual de plantio já se aproxima da média histórica de 44% nesta época do ano.

A analista de grãos da AgRural, Daniele Siqueira, disse que as condições melhoraram muito para o plantio na maioria das regiões do país, mas é preciso mais umidade no Paraná, 2º maior produtor de soja depois do Mato Grosso. A nova safra de grãos do Brasil atrasou por condições mais secas que o normal neste ano.

Embora os agricultores possam recuperar-se do atraso no plantio da soja, outras lavouras que normalmente são plantadas após a colheita da soja --no sistema de rotação tradicional no país-- podem sofrer e ficar expostas a condições menos favoráveis, como milho e algodão.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)