IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale fecha novo acordo de exclusividade para negociar venda de Nova Caledônia

05/11/2020 08h15

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale informou que sua subsidiária Vale Canada Limited fechou um novo acordo de exclusividade de 30 dias para negociar a venda de sua participação na empresa Vale Nova Caledônia (VNC) para um consórcio.

As conversas, que seguem-se a uma tentativa anterior frustrada de venda do ativo, são com um grupo liderado pela atual administração e empregados da própria VNC, que é apoiado pelos governos da Nova Caledônia e da França e ainda tem a Trafigura como acionista minoritário, disse a Vale em comunicado na noite de quarta-feira.

A empresa acrescentou que as negociações incluem questões pendentes que visam apoiar a continuidade das operações da VNC e a transição da empresa para uma nova estrutura proprietária.

A VNC tem operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico. A Vale vem tentando negociar o ativo e chegou a anunciar em maio um acordo de exclusividade com a australiana New Century Resources (NCZ), mas depois informou em setembro que não houve entendimento final.

No comunicado desta quarta-feira sobre as conversas para venda da VNC, a Vale disse que "reafirma seu compromisso seus acionistas de transformar o negócio de Metais Básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco nos ativos core".

A mineradora não citou valores envolvidos nas conversas pela unidade de Nova Caledônia ou impactos esperados com o eventual fechamento da operação.