IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St tem forte alta com apostas em Congresso dos EUA dividido

05/11/2020 18h11

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas saltaram nesta quinta-feira, com investidores apostando que os republicanos manteriam o controle do Senado e bloqueariam qualquer mudança de política pública que pudesse afetar os lucros corporativos em uma possível presidência de Joe Biden.

Com os votos ainda sendo contabilizados nos Estados-chave, os investidores estavam abandonando o posicionamento cauteloso pré-eleitoral, levando todos os principais índices de Wall Street a encerrarem em alta pela quarta sessão consecutiva.

Embora um pacote de estímulo fiscal seja amplamente esperado, o tamanho de qualquer acordo alcançado em um Congresso dividido provavelmente será muito menor do que o previsto inicialmente. Isso, por sua vez, poderia pressionar o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) a injetar mais recursos no sistema financeiro, sustentando os preços das ações.

As ações receberam um breve impulso adicional com o comunicado do Fed desta quinta-feira. O banco central manteve sua política monetária de afrouxamento intacta e mais uma vez se comprometeu a fazer o possível para apoiar uma economia gravemente afetada pela pandemia do coronavírus. Na entrevista coletiva após a decisão, o chair, Jerome Powell, informou que o Fed não consideraria o financiamento direto de atividades fiscais.

Biden estava se aproximando da vitória depois de vencer nos Estados de Michigan e Wisconsin, mas parecia ser improvável que seu partido democrata vencesse o Senado. Isso aliviou as preocupações dos investidores sobre regulamentações mais rígidas em torno das "Big Techs" e de um aumento de impostos corporativos.

"Eles permaneceram com o que o mercado esperava. Acho que há uma preocupação com a economia e com a trajetória da economia. Mas basicamente não acho que eles surpreenderam o mercado; mantiveram a postura acomodatícia e sustentaram que é necessário estímulo fiscal", disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de mercado da Prudential Financial em Newark, New Jersey.

"Dado o cenário de uma eleição em que você ainda está contabilizando os votos, seria muito difícil para o Fed se inserir nessa questão."

Alguns agentes do mercado advertiram, no entanto, que ainda não há certeza de que o Congresso continuará dividido, portanto, há uma pequena chance de os mercados sofrerem um choque.

O Dow Jones subiu 1,95%, para 28.390,18 pontos, o S&P 500 ganhou 1,95%, para 3.510,45 pontos, e o Nasdaq valorizou-se 2,59%, para 11.890,93 pontos.