IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toyota e Honda elevam perspectivas de lucro com recuperação de demanda na China

06/11/2020 09h49

Por Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - As duas maiores montadoras de veículos do Japão, Toyota e Honda, mais que dobraram suas projeções de lucro operacional nesta sexta-feira, ajudadas pela recuperação da demanda na China.

Embora ainda mais fracas do que no ano passado, as vendas de automóveis no maior mercado de veículos do mundo cresceram por seis meses consecutivos, saltando 12,8% em setembro.

A Toyota viu um aumento na demanda por seus carros elétricos e pela marca de luxo Lexus na China, enquanto a Honda disse que se beneficiou da demanda por modelos como o SUV compacto Vezel.

Ajudada por isso e seguindo uma melhora nos resultados do trimestre anterior, a Toyota disse que agora espera lucro operacional de 1,3 trilhão de ienes (12,6 bilhões de dólares) para o ano fiscal, encerrado em março de 2021, acima dos 500 bilhões de ienes previstos anteriormente. O lucro operacional do ano fiscal anterior foi de 2,47 trilhões de ienes.

A projeção superou a estimativa média de 26 analistas de 1,25 trilhão de ienes, segundo dados da Refinitiv.

A montadora agora espera vender 9,42 milhões de carros em todo o mundo neste ano fiscal - um aumento de 3,5% em relação à previsão anterior de 9,1 milhões, embora ainda abaixo dos 10,46 milhões vendidos no ano passado.

Já a Honda agora espera lucro operacional de 420 bilhões de ienes para o ano inteiro, em comparação com uma previsão anterior de 200 bilhões de ienes.

Embora mais otimistas sobre suas perspectivas, tanto Toyota quanto Honda alertaram sobre o risco ainda representado pela pandemia de coronavírus, à medida que as taxas de infecção aumentam nos Estados Unidos e em outras regiões.

"O aumento de casos de coronavírus é uma preocupação, especialmente na Europa", disse o vice-presidente-executivo da Honda, Seiji Kuraishi, em coletiva de imprensa online.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ