IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro do BTG Pactual cai no 3º tri com despesas maiores

10/11/2020 08h37

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco BTG Pactual divulgou nesta terça-feira uma queda de 5,3% no lucro líquido recorrente do terceiro trimestre, com despesas operacionais mais altas ofuscando a expansão da receita.

O lucro líquido recorrente, que exclui itens extraordinários, foi de 1,016 bilhão de reais, ante 1,073 bilhão de reais em igual período do ano anterior.

As receitas totais do banco aumentaram 13%, para 2,478 bilhões de reais, impulsionadas principalmente por empréstimos corporativos e comissões vindas do banco de investimento e da gestão de ativos.

O volume de IPOs no Brasil aumentou mais de 120% este ano, impulsionado por investidores locais que buscam alternativas para retornos de renda fixa baixos e escassos. Essa dinâmica ajudou o banco.

A entrada líquida de recursos na área de gestão de recursos e de fortunas ultrapassou 37 bilhões de reais no trimestre, disse o banco.

O BTG tem ampliado sua plataforma de distribuição de varejo recentemente. Em outubro, anunciou a aquisição da Necton Investimentos por 348 milhões de reais, com cerca de 16 bilhões de reais custodiados.

A carteira de crédito do banco cresceu 19% no trimestre, para 68,2 bilhões de reais, acima do ritmo de seus pares.

Ainda assim, as despesas operacionais aumentaram 26% ano a ano, principalmente com bônus e salários. O banco disse que contratou 700 novos funcionários desde janeiro e deve continuar expandindo sua força de trabalho para aumentar sua plataforma de varejo.

O retorno sobre o patrimônio líquido do banco foi de 15,7%, 2 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior.