Unilever escolhe Brasil para estreia no mercado de produtos para pets
Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - A Unilever anunciou nesta terça-feira no Brasil sua estreia mundial em produtos para cuidados com animais de estimação, com a gigante de bens de consumo buscando segmentos com alto potencial de crescimento para ampliar suas receitas.
Batizada no país como "Cafuné", a marca inclui produtos para higiene de cães e gatos e para a casa de seus donos e foi desenvolvida junto com veterinários. Alguns produtos são produzidos na fábrica da Unilever, outros juntos com parceiros. O valor do investimento na linha não foi revelado.
Segundo a Unilever, a escolha do Brasil justifica-se pelo fato de o país ter a segunda maior população de cães e gatos no mundo, um mercado que em 2019 movimentou cerca de 35,4 bilhões de reais, segundo o Instituto Pet Brasil. E a expectativa é que até 2030 o país chegue a cerca de 101 milhões de cães e gatos, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas citada pela empresa.
Junto com a marca, a Unilever criou uma central de atendimento 24h por dia com enfermeiros e veterinários para auxiliar donos de pets.
O anúncio ocorre dois meses depois da rede local de produtos para animais Petz ter estreado na B3 com uma oferta inicial de ações (IPO) de 3 bilhões de reais.
No caso da Unilever, o movimento reforça a busca da gigante anglo-holandesa por setores com alto potencial de crescimento para compensar queda em produtos de consumo mais tradicionais, de maior concorrência e de margens menores.
Dona de marcas de alimentos como a maionese Hellmann's e a linha de sorvetes Kibon, a Unilever suspendeu em abril a meta global de crescimento de 3% a 5% das vendas neste ano, devido aos efeitos da pandemia e indicou foco em produtos como sabão em pó, desinfetantes e outros produtos de limpeza.
Em junho, a Reuters publicou que a Unilever escolheu o Brasil para sua estreia no ramo de franquias, com a aquisição de uma rede local de lavanderias que renomeou com sua conhecida marca OMO de sabão em pó.
(Edição Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.