Plantio de soja de MT dispara em novembro, aponta Imea
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, atingiu 98,47% da área projetada até hoje, avanço de 4,4 pontos percentuais ante a semana passada, mantendo-se à frente da média histórica (95,85%) para o período após uma arrancada que tirou o atraso inicial dos trabalhos, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Capitalizados por bons preços e com fortes vendas antecipadas da safra, os agricultores de Mato Grosso deixaram ainda o plantio no Estado à frente do índice de área plantada visto em 22 de novembro de 2019, quando o total semeado era de 98,40.
Em 20 dias de novembro, produtores de Mato Grosso plantaram aproximadamente 5 milhões de hectares, considerando números do Imea que indicavam plantio de 53,90% da área do Estado em 30 de outubro.
No final do mês passado, o atraso nos trabalhos era de quase 30 pontos percentuais na comparação com a safra anterior, uma vez que a irregularidade das chuvas impedia naquela oportunidade um maior progresso.
O Mato Grosso deve semear uma área recorde de 10,30 milhões de hectares em 2020/21, com expectativa de colher 35,87 milhões de toneladas, alta de 1,3% ante a safra 19/20, segundo o Imea.
O Estado responde por mais de 25% da safra de soja do Brasil, o maior produtor e exportador global. A oleaginosa é o principal produto de exportação do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.