Negociações presenciais do Brexit recomeçam por acordo comercial
LONDRES (Reuters) - As negociações presenciais entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um acordo comercial foram reiniciadas no sábado, em mais uma tentativa de chegar a um acerto a apenas cinco semanas do fim do relacionamento atual.
O negociador da UE, Michel Barnier, chegou para conversações em Londres na manhã de sábado. Ele disse na noite de sexta-feira que estava “muito feliz” por estar de volta à cidade e que seguiria trabalhando com “paciência e determinação”.
Barnier e o negociador-chefe britânico, David Frost, estão trabalhando para garantir um acordo antes que o período de transição do Reino Unido com a UE termine em 31 de dezembro. Ambos os lados pedem que o outro se comprometa nas três principais questões de contenção - pesca, ajuda estatal e como resolver quaisquer disputas futuras.
O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro deste ano e uma saída definitiva "sem acordo" iria causar confusão nas fronteiras, assustar os mercados financeiros e perturbar as cadeias de abastecimento que se estendem por toda a Europa e além – no momento em que o mundo sofre com o vasto custo econômico do surto de Covid-19.
Sobre o importante obstáculo da pesca, alguns relatos da mídia na sexta-feira apontaram que o Reino Unido rejeitou uma proposta da UE sobre o valor da cota de pesca que as frotas europeias capturam em águas britânicas que devem ser devolvidas ao Reino Unido.
(Reportagem de Sarah Young)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.