PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Brexit sem acordo comercial ainda é possível, diz ministro britânico

01/12/2020 09h11

Por Guy Faulconbridge e Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - Um ministro britânico disse nesta terça-feira que ainda há chances de um Brexit turbulento sem acordo comercial, já que as negociações com a União Europeia chegaram a um impasse em relação à pesca, regras de governança e resolução de disputas.

Apenas 30 dias antes de o Reino Unido deixar a órbita da UE após um período de transição iniciado depois que formalmente saiu do bloco, os dois lados estão tentando chegar a um acordo comercial para evitar uma ruptura que pode afetar quase 1 trilhão de dólares em comércio anual.

Com cada lado pedindo ao outro que ceda, uma autoridade francesa disse que o Reino Unido deve esclarecer suas posições e "realmente negociar", e advertiu que a UE não aceitaria um "acordo abaixo do padrão".

Michael Gove, chanceler do Ducado de Lancaster, o ministro que supervisiona as negociações do Brexit para Londres, disse que um acordo está próximo, mas, para alcançá-lo, a UE terá que cumprir com suas responsabilidades.

Questionado se um cenário "sem acordo" estava mais próximo do que qualquer um poderia admitir, ele disse à ITV: "Certamente há uma chance de não conseguirmos um resultado negociado."

"É por isso que é importante que as empresas se preparem para todas as eventualidades, mas eu quero muito um acordo e acredito que podemos consegui-lo", disse Gove.