PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Carga de energia deve crescer 3,6%/ano entre 2021 e 2025, dizem órgãos do setor

01/12/2020 15h47

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil deverá registrar crescimento médio de 3,6% ao ano na carga de energia do sistema nacional entre 2021 e 2025, disseram nesta terça-feira o Operador Nacional do Sistema (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Em levantamento conjunto, as entidades afirmaram que as perspectivas de prazo mais longo, a partir de 2022, levam em consideração um ambiente econômico mais favorável, com recuperação do mercado de trabalho, e uma maior estabilidade econômica.

ONS, CCEE e EPE também citaram perspectivas de aceleração do crescimento global com maior impulso aos setores exportadores, destacando os segmentos de commodities.

Considerando apenas 2021, os dados de planejamento apontaram para um aumento de 3,4% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), com base em uma elevação de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem.

"As principais premissas consideradas para o curto prazo são os impactos da pandemia mais concentrados no segundo trimestre... as medidas de combate à crise, com o bom desempenho das exportações... e a recuperação do mercado de trabalho gradual ao longo do ano de 2021", disseram os órgãos.

(Por Gabriel Araujo)