PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

ONS eleva previsão e passa a ver alta de 4,5% na carga de energia em dezembro

04/12/2020 18h19

A carga de energia do Brasil deverá avançar 4,5% em dezembro ante igual período do ano passado, projetou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema (ONS), elevando sua estimativa em 0,1 ponto percentual frente a semana anterior.

De acordo com relatório do ONS, apenas o subsistema Nordeste terá uma retração de carga na comparação anual, com queda de 0,2% em dezembro. O Sudeste deverá verificar o maior aumento, de 6,3%, seguido de perto pelo Norte (+6,2%).

O aumento do consumo ocorre em momento de preocupação com os reservatórios das hidrelétricas, após uma seca prolongada.

Na publicação desta semana, o ONS melhorou suas perspectivas para as chuvas nas regiões das usinas no Sul e Sudeste —embora neste os níveis esperados de precipitação sigam abaixo da média.

Segundo o operador, no subsistema Sul as chuvas deverão atingir 143% da média histórica para o período, ante previsão de 64% da média na semana passada, enquanto no Sudeste tendem a atingir 60% da média, versus 47% na semana anterior.

Por outro lado, no Nordeste as precipitações deverão ficar em 46% da média histórica, contra estimativa de 62% no boletim anterior, e no Norte foram vistas em 69% —na semana passada, a previsão era de 80%.