IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar forte lança sombra sobre mercados emergentes, diz BIS

07/12/2020 10h39

Por Saikat Chatterjee

LONDRES (Reuters) - Um dólar mais forte pesará cada vez mais nas perspectivas econômicas dos mercados emergentes, já que os países em desenvolvimento assumiram muitas dívidas denominadas em dólares na última década, disse o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

O dólar caiu mais de 12% em relação a máximas de março depois que o Federal Reserve reduziu os juros para mínimas recordes. Mas o BIS disse que o dólar continua sujeito a grandes oscilações e qualquer reversão no sentimento de risco pode fazer com que ele suba -- prejudicando as perspectivas de crescimento para os mercados emergentes.

Usando dados de 21 economias de mercados emergentes entre 1990 e 2019, os pesquisadores do BIS descobriram que um aumento de 1 ponto percentual no valor do dólar em relação a uma cesta de moedas levou a uma queda de 0,3% nas perspectivas de crescimento para esses países.

Isso ficou evidente na primeira onda da pandemia de coronavírus este ano, quando um aumento de quase 10% no valor do índice do dólar nos primeiros três meses de 2020 resultou em saídas recordes de títulos de mercados emergentes e spreads mais amplos.

"As economias de mercado emergentes são particularmente vulneráveis às mudanças no valor do dólar por meio desses canais, tornando a ampla taxa de câmbio do dólar um fator de risco específico", disse o BIS.