Produção industrial alemã avança com impulso de vendas de carros
Por Michael Nienaber
BERLIM (Reuters) - As vendas de carros impulsionaram um salto mais forte do que o esperado na produção industrial alemã em outubro, em mais um sinal de que o setor manufatureiro voltado para a exportação ajudou a maior economia da Europa a começar o quarto trimestre de forma sólida.
O governo alemão lançou uma série sem precedentes de medidas de resgate e estímulo para ajudar empresas e consumidores a saírem da pandemia de Covid-19 o mais ilesos possível, incluindo incentivos para a compra de carros elétricos e híbridos.
A produção industrial saltou 3,2% em outubro sobre setembro, após alta revisada para cima de 2,3% no mês anterior, mostraram dados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas nesta segunda-feira.
Esse foi o maior salto desde junho e com folga superou a previsão da Reuters de um ganho de 1,6%.
Em comparação com fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 chegar à Alemanha, a produção industrial acumula queda de cerca de 5%, disse o Escritório. Na indústria automobilística, o maior setor industrial da Alemanha, a produção aumentou quase 10% no mês, mas ainda ficou cerca de 6% abaixo dos níveis pré-pandemia.
"A indústria teve um início muito bom para o último trimestre de 2020. É um ganho extraordinariamente forte", disse o economista do VP Bank Thomas Gitzel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.