IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Otimismo externo ampara queda do dólar ante real

15/12/2020 17h11

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta terça-feira, com investidores espelhando o movimento da moeda norte-americana no exterior, num dia positivo para ativos de risco no mundo diante de expectativas de estímulos nos Estados Unidos e de progressos na vacinação contra a Covid-19.

O dólar à vista fechou em baixa de 0,77%, a 5,0873 reais na venda.

No exterior, o índice do dólar cedia 0,2%, operando próximo de mínimas em dois anos e meio. Evidenciando a busca por ativos de risco, como moedas correlacionadas a commodities, o peso mexicano saltava 1,6%, o rand sul-africano ganhava 0,8% e o dólar canadense subia 0,6%.

Wall Street avançava mais de 1%, e o Ibovespa escalava 1,3%, superando os 116 mil pontos e zerando as perdas de 2020.

"Investidores seguem focados na luz no fim do túnel --as melhores perspectivas de retorno à normalidade com a distribuição das vacinas", disse Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

O foco nas discussões sobre mais estímulo nos Estados Unidos também está no radar, com analistas contando que a aprovação de mais ajuda fiscal ajudará a conter a disseminação do coronavírus e amenizará os impactos econômicos da pandemia.

Na véspera, os mercados passaram por alguma realização de lucros, mas de forma geral analistas ainda veem o cenário como favorável.

Pesquisa do Bank of America com gestores de fundos da América Latina mostrou otimismo com o real, com 69% dos consultados vendo o dólar abaixo de 5,10 reais ao fim de 2021, contra 45% da sondagem anterior. Além disso, o real é a moeda mais citada (42%) como resposta a qual divisa terá desempenho superior nos próximos seis meses, seguida por peso mexicano (19%).