IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 encerra em leva alta com investidores apostando em recuperação

23/12/2020 18h47

NOVA YORK (Reuters) - O S&P 500 encerrou em leve alta nesta quarta-feira diante da expectativa de um acordo de estímulo e a queda dos pedidos de auxílio-desemprego levando investidores a aportarem recursos em setores que provavelmente irão se beneficiar da reabertura econômica quando ela se recuperar da crise sanitária mundial.

Embora o índice Dow Jones e as empresas de pequena capitalização tenham liderado os ganhos, o índice Nasdaq, altamente tecnológico, encerrou a sessão em leve recuo.

As ações cíclicas, vistas como particularmente sensíveis à economia e que foram prejudicadas por fechamentos obrigatórios e devem se beneficiar mais com a recuperação econômica, apresentaram desempenho superior.

A migração para papéis cíclicos reflete uma confiança crescente na recuperação da recessão pandêmica e começou depois que dados promissores de vacinas em estágio final foram divulgados no início de novembro.

"É um sinal de boas-vindas ver a migração para setores degradados", disse Matthew Keator, sócio-gerente do Keator, empresa de gestão de fortunas em Massachusetts. "Isso mostra a importância do valuation e a importância da diversificação."

"Isso também mostra a esperança que existe", acrescentou Keator. "Quando você vê a cotação do petróleo aumentar e as indústrias de viagens e turismo em alta, isso enuncia o mercado olhando para o futuro e precificando sob essa esperança."

A possibilidade de shutdown do governo dos Estados Unidos, para não mencionar a falta de novos estímulos fiscais, levou os investidores a lidarem com a dificuldade depois que o presidente Donald Trump ameaçou vetar um pacote de financiamento de 2,3 trilhões de dólares, que também inclui um acordo de alívio à pandemia, de 892 bilhões de dólares, há muito aguardado.

Parecia ser mais provável o acordo comercial do Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia depois que um diplomata europeu afirmou à Reuters que um entendimento poderia ser iminente.

Uma série de dados econômicos mistos mostrou uma queda nos pedidos de auxílio-desemprego e um aumento nos novos pedidos de bens duráveis, mas também uma retração nos gastos do consumidor, reduzindo a renda pessoal e piorando o sentimento conforme a temporada de compras natalinas se aproxima do fim, em meio a uma pandemia ressurgente.

O Dow Jones subiu 0,38%, para 30.129,83 pontos, o S&P 500 ganhou 0,07%, para 3.690,01 pontos, e o Nasdaq caiu 0,29%, para 12.771,11 pontos.

(Por Stephen Culp)