IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa de private equity IG4 conclui aquisição da CLI

24/12/2020 11h35

SÃO PAULO (Reuters) - O fundo de private equity IG4 concluiu na quarta-feira a aquisição da empresa brasileira de logística CLI, que opera um dos maiores terminais de grãos do país no porto de Itaqui, no Maranhão, como parte de um consórcio.

O negócio está avaliado em cerca de 240 milhões de dólares, incluindo a aquisição de dívida do acionista controlador da CLI, CGG Trading, e reestruturação de dívida.

Os credores da CGG Trading eram Banco Bradesco SA, Banco Votorantim, Banco Santander Brasil, Banco do Brasil SA, Rabobank, ABN Amro, Banco da China, Credit Suisse e Metlife Inc, segundo o fundo.

O terminal Tegram, no Maranhão, é um dos maiores terminais de exportação de soja e farelo de soja do país. Além da CLI, também tem como sócios Glencore, Amaggi e Louis Dreyfus Company, entre outros.

Helcio Tokeshi, diretor administrativo da IG4, assumirá o comando da CLI como CEO. Entre suas metas está aumentar o uso do terminal, que acaba de dobrar sua capacidade de armazenamento para 15 milhões de toneladas de soja, disse ele em entrevista.

O IG4 financiou a compra com recursos de seu segundo fundo de infraestrutura, que levantou 231,5 milhões de dólares para se concentrar em oportunidades especiais na América Latina.

A decisão do IG4 ocorre no momento em que a safra de soja do Brasil 2019/20 bateu um recorde de 124,8 milhões de toneladas e a safra de 2020/21 deve ser ainda maior.

(Reportagem de Carolina Mandl; reportagem adicional de Roberto Samora)