IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Regulador colombiano multa Odebrecht e membros de consórcio em US$84,5 mi

28/12/2020 14h51Atualizada em 29/12/2020 14h21

BOGOTÁ (Reuters) - O regulador de comércio da Colômbia emitiu multas no valor total de 295,1 bilhões de pesos (84,5 milhões de dólares) contra membros de um consórcio liderado pela Odebrecht por quebrar regras de concorrência.

A Superintendência da Indústria e Comércio (SIC) anunciou nesta segunda-feira que multou a Odebrecht em 175,6 bilhões de pesos pela participação num plano para restringir a livre concorrência num contrato de 2010. A Corficolombiana foi multado em 55,6 bilhões de pesos, enquanto a Episol - unidade da Corficolombiana e do Grupo Aval - foi multada em 33,8 bilhões de pesos.

A Odebrecht, que dias atrás anunciou a mudança de nome para Novonor, está no centro de um escândalo de corrupção na América Latina, reconhecendo em 2016 que subornou funcionários em uma dezena de países.

Na Colômbia, a empresa pagou subornos no valor de 30 milhões de dólares em troca de contratos de infraestrutura, segundo investigações do Ministério Público.

O regulador multou a Concessionária Ruta del Sol - que está em liquidação - em 221,5 milhões de pesos, acrescentou.

Três ex-diretores da Odebrecht na Colômbia e um ex-executivo do Corficolombiana foram multados em um total de 3,56 bilhões de pesos, informou a superintendência, por terem facilitado, permitido ou tolerado o plano de restrição da concorrência.

O ex-vice-ministro dos Transportes, Gabriel Garcia, também foi multado por envolvimento no plano, mas não terá que pagar a multa porque colaborou com os investigadores, acrescentou a SIC.

Em dezembro de 2018, um tribunal colombiano multou o consórcio liderado pela Odebrecht em 250 milhões de dólares e a proibiu de participar de contratos com o governo por 10 anos.

Outro lado

Leia abaixo, na íntegra, nota enviada pela Odebrecht Colômbia:

"A Odebrecht busca colaborar de forma permanente e eficaz com as autoridades de todos os países em que atua, visando o pleno esclarecimento de fatos do passado. Hoje, a empresa está inteiramente transformada. Adota as mais recomendadas normas de conformidade em seus processos internos e segue comprometida com uma atuação ética, íntegra e transparente. Sobre o tema em questão, a empresa avaliará eventuais medidas cabíveis."