IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ambipar encontra na resposta à Covid-19 uma forma de acelerar receitas

05/01/2021 17h42

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Ambipar, especializada em resposta a emergências e gestão de resíduos ambientais, prevê aceleração das receitas em 2021, devido em parte à crescente demanda por descontaminação de ambientes para prevenir a infecção por Covid-19.

A empresa conhecida por atender no Brasil e em outros 14 países grandes clientes industriais em questões que incluem contenção de efeitos de vazamentos de produtos químicos, ganhou visibilidade em 2020 quando estreou na B3 contando que prestou serviço ao governo britânico para desinfecção de aeronaves e ônibus usados para evacuar cidadãos de Wuhan, epicentro do coronavírus na China.

Desde novembro, a companhia fechou contratos para atender empresas de grande porte no Brasil, incluindo uma cervejaria, uma cadeia de fast food e duas indústrias alimentícias, disse a presidente-executiva da Ambipar, Cristina Andriotti, além de negócios como supermercados, shoppings e restaurantes. Por questões contratuais, os nomes dos clientes não foram revelados.

Os serviços em geral envolvem uso de um desinfetante desenvolvido pela própria companhia, com eficácia de até 24 horas para superfícies e ambientes com circulação de pessoas e um túnel de sanitização. Os contratos, no entanto, não se restringem até o fim da Covid-19, mas têm duração de anos.

"A pandemia fez muitas empresas entenderem que alguns procedimentos deveriam ter sido sempre feitos de forma diferente", disse Andriotti, referindo-se a medidas adicionais de higienização que, segundo ela, agora devem ser permanentes.

Os efeitos da pandemia aceleram planos de expansão da Ambipar, já que os serviços de desinfecção, hoje responsável por 55% das receitas do grupo, têm ampliado oportunidades para oferta de produtos ligados ao outro braço de negócios, a gestão de resíduos ambientais.

De olho no crescente interesse de grandes investidores globais por negócios alinhados à agenda ESG, acrônimo em inglês para questões ambientais, sociais e de governança, a empresa vislumbra oportunidades em nichos de negócios, como créditos de carbono.

Diante disso, e com os recursos da oferta inicial de ações (IPO), em julho, a Ambipar ampliou a equipe comercial e fez três aquisições de empresas de resposta a emergências nos Estados Unidos em 2020, movimento que deve seguir neste ano, disse ela.

"Nosso plano é ter crescimento de dois dígitos em todas as nossas linhas de negócios em 2021", disse a executiva. A empresa teve receita bruta de 200,5 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 38% sobre um ano antes.