IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St encerra em queda com turbulência em Washington e safra de balanços à vista

11/01/2021 18h12

Por Sinéad Carew

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em queda nesta segunda-feira, com investidores realizando lucros após os patamares de máxima recorde da semana passada, enquanto esperavam o início da safra de balanços e observavam os eventos em Washington com apreensão.

As ações dos Estados Unidos subiram na semana passada, com investidores apostando que a vitória dos democratas no segundo turno das eleições na Geórgia traria uma probabilidade maior de um pacote de estímulo fiscal mais robusto para impulsionar a economia devastada pela pandemia.

Mas alguns investidores temem que o estímulo possa ser adiado à medida que os democratas da Câmara apresentaram uma resolução para o impeachment do presidente dos EUA Donald Trump, acusando-o de incitar a insurreição após um violento ataque ao Capitólio por seus partidários.

"Quando os mercados estão olhando para algo tão crítico como a governança dos Estados Unidos, até mesmo um pouco de incerteza pode ter um impacto significativo", disse Brad McMillan, diretor de investimentos da Commonwealth Financial Network em Waltham, Massachusetts. "Isso afeta a capacidade das partes de trabalharem juntas para aprovar políticas como estímulos."

McMillan disse que os investidores também estão preocupados com mais ataques. O FBI (Departamento Federal de Investigação) alertou sobre possíveis protestos armados sendo planejados em Washington e em todas as 50 capitais dos Estados Unidos na reta final para a posse do presidente eleito, Joe Biden, em 20 de janeiro, disse uma fonte federal de segurança pública nesta segunda-feira.

"De forma geral, Washington não faz muita diferença, mas como as políticas estão influenciando muito no que se espera da economia, esse é um momento único", disse McMillan.

O Dow Jones caiu 0,29%, para 31.008,69 pontos, o S&P 500 perdeu 0,66%, para 3.799,61 pontos, e o Nasdaq recuou 1,25%, para 13.036,43 pontos.