IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale diz que incêndio em terminal no MA não afeta produção de minério de ferro

Vale diz que incêndio em terminal no MA não afeta produção de minério de ferro - Washington Alves/Reuters
Vale diz que incêndio em terminal no MA não afeta produção de minério de ferro Imagem: Washington Alves/Reuters

21/01/2021 21h05

A mineradora Vale afirmou nesta quinta-feira que o incêndio ocorrido na semana passada no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), não terá impacto sobre os embarques e produção de minério de ferro da empresa.

Segundo a companhia, as causas do incêndio em um dos oito carregadores do terminal, em 14 de janeiro, ainda estão sendo apuradas. Em nota anterior, a empresa já havia informado que não houve vítimas ou danos ambientais, e que não seriam vistos efeitos nas programações mensais de embarques.

Na quarta-feira, porém, analistas do banco BTG Pactual destacaram em nota a clientes a possibilidade de o incidente causar dúvidas sobre a meta de produção da empresa em 2021, de 315 milhões a 355 milhões de toneladas de minério de ferro.

A Vale, por sua vez, afirmou no comunicado desta quinta-feira que "espera concluir as atividades de manutenção do CN6 ainda no primeiro semestre de 2021, não impactando, portanto, os embarques e produção de 2021".

O CN6 é o carregador afetado pelo incêndio. A empresa disse que espera retomar nos próximos dias os embarques no píer em que ele está localizando, utilizando um segundo carregador que não foi atingido.

"Não haverá impacto na programação mensal de embarques de minério de ferro... em função da tradicional sazonalidade de produção no Sistema Norte, em decorrência do período chuvoso no Norte do Brasil, e de uma produção esperada para 2021 no Sistema Norte abaixo dos 230 milhões de toneladas por ano de capacidade de embarque", afirmou a Vale na nota.