IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações da GameStop chegam a saltar quase 145% com short squeeze

25/01/2021 15h47

Por Stephen Culp e Julien Ponthus

NOVA YORK (Reuters) - As ações da varejista norte-americana de videogames GameStop chegaram a disparar quase 145% nesta segunda-feira , atingindo outro recorde, depois de já terem disparado cerca de 245% desde o começo do ano.

Por volta das 15:40, as ações desaceleraram fortemente os ganhos e subiam 12,29%, a 73 dólares. Na máxima, chegaram a 159,18 reais.

Traders disseram que os vendedores a descoberto estão rapidamente comprando de volta as ações para cobrir perdas potenciais, movimento conhecido como 'short squeeze', e que os investidores de varejo estão comprando para se beneficiar da forte valorização.

Alguns investidores apostaram contra a GameStop, considerando seu modelo de negócios de varejo desatualizado. As posições vendidas eram bastante evidentes com o percentual de 100% das ações disponíveis para empréstimo para especular contra a empresa já emprestado, mostraram os dados analíticos da Astec da FIS na sexta-feira.

Os vendedores a descoberto normalmente alugam os papéis e vendem acreditando que o preço irá cair na esperança de recomprá-las a um preço mais baixo e embolsar a diferença.

Mas as ações da GameStop começaram a subir enquanto os investidores aplaudiam o anúncio da varejista de videogames em 11 de janeiro sobre as nomeações para seu conselho para dobrar as vendas digitais.

Na semana passada, o vendedor a descoberto Citron Research disse que a ação estaria "de volta aos 20 dólares rapidamente".

"O aumento repentino e acentuado no preço e na valorização das ações da GameStop provavelmente foi alimentado por um short squeeze", disse Joseph Feldman, analista-chefe do Telsey Advisory Group em uma nota a clientes nesta segunda-feira, que rebaixou as ações para 'underperform' de 'outperform', citando uma desconexão entre os fundamentos e o preço.

O volume também aumentou nas opções de GameStop, atingindo um recorde de 2,13 milhões de contratos na sexta-feira. Nesta segunda-feira, cerca de 355.000 contratos de opções GameStop foram negociados, cerca de quatro vezes o volume esperado, de acordo com a Trade Alert. Dada a forte alta das ações da GameStop, as expectativas de volatilidade também aumentaram. Com base nos dados do Trade Alert, as opções agora precificam uma variação média de cerca de 23% nos próximos 30 dias.

Entre os oito analistas que cobrem as ações, quatro classificam-nas como "manter" e os demais recomendam "vender". O preço-alvo médio é de 12,50 dólares, de acordo com a Refinitiv.

Um e-mail enviado para GameStop não foi respondido imediatamente.

(Reportagem adicional de April Joyner e John McCrank em Nova York, Julien Ponthus e Thyagaraju Adinarayan em Londres)