IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer comunica operação de R$450 mi com seguro de crédito privado ANPI/AFIC financiada pelo BNDES

25/01/2021 13h40

Por Paula Arend Laier

(Reuters) - A Embraer realizou sua primeira transação com seguro de crédito denominado Aircraft Non-Payment Insurance (ANPI) no financiamento para a entrega de quatro aeronaves E175 para a SkyWest, no valor de aproximadamente 450 milhões de reais, informaram nesta segunda-feira a empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O empréstimo foi concedido por meio da linha BNDES Exim Pós-Embarque e garantido por seguro de crédito ANPI, fornecido pelo consórcio de seguradoras privadas Aircraft Finance Insurance Consortium (AFIC).

Nesse tipo de financiamento, os recursos do BNDES são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa exportadora brasileira, a Embraer. O financiamento será pago ao banco em dólares pela empresa estrangeira compradora dos bens.

Em comunicado, o vice-presidente executivo Financeiro da Embraer, Antonio Carlos Garcia, disse que a transação consolida essa estrutura de financiamento como uma alternativa atraente para os clientes da fabricante brasileira de aviões.

O diretor de Crédito e Garantias do BNDES, Petrônio Cançado, disse que a utilização de novos instrumentos de garantia, como no caso do seguro junto à AFIC, é de grande importância para o BNDES reforçar o apoio à exportação de aeronaves.