Petrobras e ações do mercado doméstico lideram alta do Ibovespa
SÃO PAULO (Reuters) - Ações da Petrobras e de empresas ligadas ao mercado doméstico lideravam os ganhos do Ibovespa, que nesta quinta-feira esboçava rumar para a primeira alta em sete sessões.
Às 12:15, o principal índice acionário brasileiro mostrava valorização de 1,6%, aos 117.781,92 pontos. O giro financeiro somava 12,1 bilhões de reais.
Os negócios refletiam o clima positivo em Wall Street, cujos principais indicadores avançavam após o pior dia em três meses, mesmo após a primeira leitura do PIB nos Estados Unidos do quarto trimestre, com alta de 4%, ter vindo um pouco abaixo da previsão média do mercado.
Lá, prevalecia o otimismo com dados de pedidos de seguro-desemprego abaixo do esperado e resultados trimestrais. Na véspera, após o fechamento das bolsas, Apple, Facebook e Tesla divulgaram receitas acima do esperado por analistas.
Para profissionais do mercado, a correção recente no Ibovespa, após ter atingido novas máximas históricas no começo do mês, abriu espaço para recuperação de algumas ações.
"Mas as preocupações com o aumento do número de casos de Covid-19 e seus desdobramentos em vários países seguem pesando sobre os negócios", apontou em relatório o departamento de pesquisa econômica do Bradesco.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN subia 2,8%. A Reuters publicou que três consórcios com participação de estaleiros asiáticos estão se preparando para fazer oferta à Petrobras em 1º de fevereiro, na primeira licitação para contratar plataformas próprias em mais de sete anos, e que poderá envolver bilhões de dólares.
- DASA avançava 1,2%. A companhia informou pela manhã que está escolhendo bancos para coordenar uma possível oferta de ações.
- BANCO DO BRASIL tinha ganho de 2,9%, liderando o setor financeiro, após o Banco Central divulgar que o estoque de crédito no Brasil subiu 1,6% em dezembro sobre novembro e que a inadimplência em recursos livres caiu de 3% a 2,9%. SANTANDER BRASIL crescia 3%. BRADESCO evoluía 2,6% e ITAÚ UNIBANCO era apreciada em 2,9%.
- LOJAS RENNER tinha avanço de 5,4%, à frente de varejistas, após o IBGE revelar que a taxa de desemprego no país alcançou entre setembro e novembro 14,1%, nível mais alto para o período desde o início da série histórica iniciada em 2012, mas abaixo dos 14,4% do trimestre anterior.
- GOL disparava 7,6%, com o setor aéreo na ponta de alta do Ibovespa. AZUL ganhava 5,9%. EMBRAER tinha incremento de 2,9%.
- CIELO, na mão contrária, recuava 0,7%, com investidores preferindo realizar lucro após um salto de 13% na véspera, apoiado no resultado trimestral acima das expectativas.
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
(Edição Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.