IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras reabre licitação para arrendar terminal de GNL na Bahia

01/02/2021 10h33

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras vai reabrir licitação para arrendar um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) na Bahia, após encerrar processo anterior, iniciado em agosto, sem ter recebido propostas válidas, informou a estatal em comunicado nesta segunda-feira.

A companhia disse que divulgou um aviso com o objetivo de determinar nova data limite para credenciamento de empresas com interesse em participar da nova licitação envolvendo o empreendimento e suas instalações associadas.

A petroleira pontuou que a licitação será restrita às empresas pré-qualificadas, respeitando as condições apresentadas na convocação de pré-qualificação de 9 de dezembro de 2019.

Na licitação anterior, a Petrobras terminou por desclassificar proposta apresentada pela Golar Power, depois de ter alterado o Grau de Risco de Integridade (GRI) da companhia.

A decisão veio após um ex-executivo da Golar Power ter sido citado em uma das fases da Operação da Lava Jato, investigação conduzida por autoridades brasileiras sobre casos de corrupção, devido a fatos que teriam ocorrido quando ele atuava para outra empresa. O executivo negou irregularidades, e a Golar chegou a recorrer sem sucesso contra a eliminação na disputa.

Na época, a Petrobras disse que a concorrência também havia chegado a atrair interesse da BP Energy do Brasil e da Compass Gás e Energia, do grupo Cosan, mas sem apresentação de ofertas vinculantes pelas empresas.

O terminal na Bahia consiste em um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU.

A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões de metros cúbicos diários (m³/dia). O FSRU não faz parte do processo de arrendamento do terminal.

O gasoduto integrante do terminal possui 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o ativo a dois pontos de entrega.

(Por Luciano Costa e Marta Nogueira)