IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PDVSA amplia exportação de petróleo em janeiro graças a novos clientes

02/02/2021 15h19

Por Marianna Parraga e Mircely Guanipa

(Reuters) - O crescente pool de novos clientes da petroleira venezuelana PDVSA ajudou a estatal a impulsionar suas exportações em janeiro, embora o aumento não tenha sido suficiente para compensar o efeito cumulativo das sanções impostas pelos Estados Unidos, indicaram documentos da empresa e dados de rastreamento de navios.

Washington impôs grandes sanções à PDVSA no início de 2019, privando a empresa de seu principal mercado de exportação, os EUA.

Desde então, o governo norte-americano adicionou mais camadas de complexidade à estrutura de sanções, muitas vezes interrompendo as compras de clientes já estabelecidos e dificultando a busca da PDVSA, assim como de suas joint ventures e clientes, por navios para transporte de petróleo para a Ásia.

Em janeiro, um total de 22 navios-tanques deixaram os portos venezuelanos transportando petróleo e produtos refinados para exportação, principalmente para a China e outros destinos asiáticos, embarcando 544.290 barris por dia (bpd), mostraram os documentos e dados.

Essa média foi quase 12% superior ao volume exportado em dezembro, mas 43% inferior aos 960 mil bpd embarcados no mesmo período do ano anterior e 60% abaixo dos 1,38 milhão de bpd enviados em janeiro de 2019, antes das sanções.

Os mais novos clientes foram responsáveis pelas compras de mais de 76% do total das exportações, ou 414 mil bpd, enquanto cerca de 29 mil bpd de petróleo e combustíveis da Venezuela foram enviados para Cuba, um importante aliado político do presidente socialista Nicolás Maduro.

A PDVSA e o Ministério do Petróleo da Venezuela não responderam a pedidos por comentários.