PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Ibovespa volta a flertar com 120 mil pontos ajudado por Vale; BTG atinge cotação recorde

03/02/2021 18h28

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta de mais de 1% nesta quarta-feira, chegando a superar os 120 mil pontos no melhor momento, em movimento puxado pela alta de mais de 3% das ações da Vale e respaldado pelo viés positivo em Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,26%, a 119.724,72 pontos, chegando a 120.210,38 pontos na máxima da sessão. O volume financeiro somou 32 bilhões de reais.

Em Nova York, o S&P 500 fechou em alta, embora longe das máximas, com Alphabet disparando após forte resultado trimestral, enquanto Amazon.com caiu com o anúncio de que Jeff Bezos não será mais presidente-executivo da empresa ofuscando balanço.

Investidores também continuam acompanhando as negociações para um novo pacote de estímulos para a economia norte-americana.

Parlamentares e assessores afirmaram que o presidente Joe Biden afirmou a democratas no Congresso que não desistirá de pagamentos de 1.400 dólares a norte-americanos em dificuldades, mas consideraria limites mais rígidos sobre quem os recebe.

No Brasil, a redução das incertezas políticas e expectativa de retomada da agenda de reformas, de acordo com a estrategista-chefe da Rico Investimentos, Betina Roxo, também ajudaram na trajetória positiva do Ibovespa.

Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Parlamento precisa se movimentar para facilitar a oferta de vacinas contra a Covid-19, e defendeu união e harmonia entre os Poderes da República.

No mesmo evento, que marcou a abertura do Ano Legislativo, O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que se deve superar os "extremismos", pregou a harmonia entre os Poderes sem "substituição de papéis" entre si.

Também sob os holofotes está temporada de balanços no Brasil, que ganha fôlego mesmo na próxima semana, quando estão previstos os dados de BTG Pactual, TIM, Klabin, Suzano, Totvs, Banco do Brasil, Cosan, Lojas Renner, entre outros.

Estrategistas do Santander Brasil avaliam que, apesar de resultados ainda desiguais, empresas acompanhadas pelo banco devem mostrar alta de 2 dígitos no resultado operacional ano a ano, em linha com a recuperação do trimestre anterior.

Daniel Gewehr e equipe estimam crescimento de 16,6% na receita líquida ano a ano, com alta de 30,2% no Ebitda e de 16,8% no lucro líquido, considerando números consolidados, de acordo com relatório a clientes.

DESTAQUES

- VALE ON fechou em alta de 3,16%, tocando máxima da sessão após divulgar definição dos termos financeiros para as medidas de reparação aos danos causados pelo desastre em Brumadinho há dois anos. À Reuters, uma fonte a par das negociações afirmou que o acordo com o governo de Minas Gerais deverá envolver 37 bilhões de reais. A companhia divulga ainda nesta quarta-feira dados trimestrais de vendas e produção.

- BTG PACTUAL UNIT saltou 7,73%, a 106,47 reais, máxima histórica de fechamento, tendo de pano de fundo relatório do Goldman Sachs indicando expectativa de resultado sólido no quarto trimestre - previsto para a próxima semana. Os analistas do Goldman elevaram projeções para os lucros de 2020 e 2021 do BTG, citando expectativas de receitas mais fortes nas áreas de banco de investimentos e crédito corporativo. Os analistas recomendam "compra" da unit, com preço-alvo de 125 reais.

- SANTANDER BRASIL UNIT recuou 0,39%, após disparar 5% na máxima, em meio a lucro líquido recorrente no quarto trimestre de 3,958 bilhões de reais, acima da estimativa de analistas apurada pela Refinitiv. O resultado foi ajudado pela queda nas provisões para créditos de liquidação duvidosa e aumento nas receitas de tarifas. No setor, BRADESCO PN - que divulga balanço após o fechamento - subiu 0,48%, enquanto ITAÚ UNIBANCO PN recuou 0,49%.

- PETROBRAS PN avançou 0,66%, em dia de avanço do petróleo no exterior. A companhia divulgou na véspera queda na produção e na exportação de petróleo no quarto trimestre, diante de aumento de paradas programadas para manutenção de plataformas e recuperação da demanda interna por combustíveis. Em janeiro, contudo, a produção superou os níveis observados no último trimestre de 2020. Analistas do Safra elevaram o preço-alvo da ação a 40 reais.

- MULTIPLAN ON valorizou-se 5,63%, com outros papéis de empresas de shopping centers na ponta positiva, como IGUATEMI ON, que subiu 4,03%. O governador paulista, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira suspensão de fechamento de atividades econômicas aos fins de semana, medida que fechou os shoppings em São Paulo no último fim de semana.

- BR DISTRIBUIDORA ON caiu 1,5% após suspender preventivamente a comercialização de gasolina de aviação (AVGAS) para clientes diretos e revendedores. A companhia detectou um parâmetro do combustível fora dos limites de especificação.

- TOTVS ON recuou 2,31%, após disparar quase 7% na véspera. Analistas do Bank of America reiteraram recomendação neutra para as ações, citando forte valorização nos últimos meses. Também estimaram um crescimento orgânico de 5% na receita no quarto trimestre ano a ano, contra 4% nos dois trimestres anteriores e em linha com o primeiro trimestre de 2020, mas abaixo da expansão de 8% nos últimos três meses de 2019.

PUBLICIDADE