IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander Brasil tem lucro acima do esperado com provisão menor

03/02/2021 08h41

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil superou estimativas de lucro para o quarto trimestre, com o balanço divulgado nesta quarta-feira, mostrando queda de 2% nas provisões para créditos de liquidação duvidosa e aumento nas receitas de tarifas.

O lucro líquido recorrente do Santander Brasil no quarto trimestre foi de 3,958 bilhões de reais, um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior e acima da estimativa de analistas apurada pela Refinitiv de 3,716 bilhões de reais.

As provisões para perdas com empréstimos, líquidas de recuperações, também diminuíram 3,4% no quarto trimestre, para 2,883 bilhões de reais. O índice de inadimplência acima de 90 dias se manteve no piso recorde de 2,1%.

Ao longo do ano passado, o Santander Brasil fez reservas para perdas menores do que seus pares para enfrentar a crise econômica decorrente da crise do coronavírus, movimento que analistas consideraram que está dando resultados.

O presidente-executivo do Santander Brasil, Sergio Rial, disse em teleconferência com jornalistas não ter certeza se o índice de inadimplência no banco subirá neste ano, mesmo após o fim dos planos de carência e de um programa de ajuda do governo, já que a demanda por novos empréstimos também se recuperou.

"A estratégia de recuperação de crédito do banco também explica nosso bom desempenho em empréstimos, apesar da crise do coronavírus", disse.

O Santander Brasil tinha 40,6 bilhões de reais em empréstimos com prazo de amortização prorrogados em dezembro, queda de 9,2 bilhões de reais em relação ao segundo trimestre, quando esses programas foram lançados.

Rial afirmou que o banco não precisou usar 3,2 bilhões de reais em reservas feitas 2020 para possíveis perdas com atrasos.

O Santander Brasil teve retorno sobre patrimônio líquido de 20,9%, graças principalmente a provisões menores. O indicador foi 0,3 ponto percentual menor em relação ao trimestre anterior, mas acima do registrado pelo rival Itaú Unibanco.

O banco também se concentrou em um programa de corte de custos, o que fez a força de trabalho diminuir em 3.220 funcionários em 2020, encerrando dezembro em 44.599.

A unit do Santander Brasil subia 1,49% por volta de 14:15, a 41,61 reais, enquanto o Ibovespa avançava 1,41%. Na máxima da sessão, mais cedo, o papel chegou a 43,12 reais. Apesar do ambiente mais desafiador para produtos bancários, de seguros e cartões de crédito, as receitas de prestação de serviços cresceu 6,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Os ganhos foram parcialmente impulsionados pelo braço de pagamentos GetNet, uma vez que os volumes processados aumentaram 53% ano a ano, atingindo uma fatia de mercado de 15%.

O banco está planejando cindir a GetNet e listá-la na bolsa até setembro. Rial disse que a listagem visa a tornar a unidade de pagamentos mais independente do Santander Brasil, permitindo que ela prossiga a expansão na América Latina.