IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St sobem com foco em estímulos e balanços corporativos

04/02/2021 11h39

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta quinta-feira, com investidores analisando balanços corporativos e sinais de progresso em um pacote de alívio à pandemia, depois de dados sugerirem que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está se estabilizando.

Um relatório do Departamento de Trabalho mostrou que 779 mil norte-americanos entraram com novos pedidos de seguro-desemprego na semana passada, menos do que o número de 812 mil da semana anterior, conforme as autoridades começaram a afrouxar restrições relacionadas à pandemia para as empresas.

Um relatório na quarta-feira mostrou que o emprego no setor privado se recuperou mais do que o esperado em janeiro. O relatório mensal abrangente do governo sobre o mercado de trabalho deve ser divulgado na sexta-feira.

"Você está vendo um pouco de calma ou consolidação após um grande rali há alguns dias", disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólio da Dakota Wealth Management, em Nova York.

"O mercado está digerindo notícias sobre lucros e, mais importante, o foco está em que tipo de acordo pode sair de Washington relacionado ao estímulo."

Nove dos 11 principais setores do S&P avançavam, com os índices financeiro e de tecnologia ocupando o topo da lista.

O presidente Joe Biden está aberto a apertar os critérios para os norte-americanos qualificados receberem cheques de 1.400 dólares como parte do pacote de alívio do coronavírus, disse o assessor econômico da Casa Branca Jared Bernstein ao Washington Post nesta quinta-feira.

A varejista de videogames GameStop Corp tombava 15%, enquanto a operadora de cinema AMC Entertainment Holdings Inc cedia 8,6%.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quinta-feira que ela e reguladores do mercado financeiro precisam, antes de tomar quaisquer ações, "entender profundamente" o que aconteceu no frenesi de negociações envolvendo a GameStop Corp e outras ações de varejo nos últimos dias.

Preocupações com os preços elevados nos mercados de ações, com a violenta pandemia e com novas variantes do coronavírus mantinham investidores em alerta a atenção se voltava para a avaliação de se as perspectivas de lucros para as empresas norte-americanas justificam os elevados "valuations".

No agregado, as companhias do S&P 500 estão a caminho de registrar crescimento de lucros para o quarto trimestre de 2020, mostraram dados da Refinitiv na quarta-feira, o que contraria expectativas de queda de 10% nos lucros devido à pandemia.

Às 12:42 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,75%, a 30.954 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,507549%, a 3.850 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,37%, a 13.661 pontos.

(Por Devik Jain e Shreyashi Sanyal)