Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Anec revê exportação de soja do Brasil em fevereiro e estima até 7,6 milhões de toneladas

Máquinas alinhadas para colheita de soja em fazenda em Tangará da Serra, Cuiabá (MT) - Paulo Whitaker/Reuters
Máquinas alinhadas para colheita de soja em fazenda em Tangará da Serra, Cuiabá (MT) Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

09/02/2021 15h07

As exportações de soja do Brasil podem ficar entre 6 milhões e 7,63 milhões de toneladas em fevereiro, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), indicando um intervalo de números mais conservador.

Na previsão da semana passada, a Anec admitiu que as exportações poderiam atingir até 8,5 milhões de toneladas neste mês, embora já trabalhasse com um piso de 6 milhões.

A revisão ocorre em meio a um forte atraso na colheita.

A entidade destacou que as programações dos navios nos portos apontam para o limite máximo da estimativa.

"Porém, é importante observar que devido aos atrasos na colheita e previsão de chuvas... a Anec está considerando a possibilidade de embarque menor de cargas", afirmou em nota.

Em fevereiro do ano passado, o maior produtor e exportador de soja embarcou 6,61 milhões de toneladas, de acordo com a associação.

Para o milho, a expectativa é que as vendas externas de fevereiro cheguem a 534.817 toneladas, afirmou a Anec elevando a projeção ante as 426,9 mil toneladas vistas na semana anterior. Um ano antes, o Brasil exportou 415.282 toneladas.

A entidade ainda projeta embarques de farelo de soja em 1,248 milhão de toneladas, ante 1,02 milhão em fevereiro de 2020.