Vale compra fatia na Boston Metal para fomentar aço livre de carbono
SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale informou nesta terça-feira que concluiu um investimento de 6 milhões de dólares para aquisição de participação minoritária na Boston Electrometallurgical Company, ou Boston Metal.
A operação tem como objetivo "promover o desenvolvimento de uma tecnologia focada na descarbonização de aço", disse a companhia em comunicado nesta terça-feira.
Empresa pré-operacional fundada em 2012 por professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Boston Metal tem uma base de acionistas diversificada que inclui fundos de venture capital, empresas de mineração e investidores privados, acrescentou a Vale.
A Boston Metal tem como objetivo desenvolver uma tecnologia inovadora denominada "moltem oxide electrolysis" (MOE), que visa possibilitar a transformação de minério de ferro para produção de aço com emissão zero de carbono.
O aporte na companhia está assim, segundo a Vale, alinhado a seu pilar estratégico de buscar liderar a transição para mineração neutra em carbono, promovendo produtos e tecnologias inovadoras.
Os valores aportados na Boston Metal com a operação serão utilizados para financiar o desenvolvimento da tecnologia, acrescentou a Vale.
A mineradora brasileira anunciou em dezembro uma meta de reduzir em 15% as emissões líquidas de carbono relativas à sua cadeia de fornecedores e clientes até 2035.
Ao divulgar a meta, a companhia disse que deveria intensificar parcerias que busquem o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, principalmente com clientes do setor siderúrgico, como forma de alcançar os objetivos.
(Por Luciano Costa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.