Multiplan tem leve alta do lucro, mas desempenho operacional recua no 4º tri
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - A Multiplan teve lucro líquido de 147 milhões de reais no quarto trimestre de 2020, o que representa uma alta de 3,2% frente ao mesmo período do ano anterior, refletindo melhora do resultado financeiro após renegociação de dívidas.
O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, despencou 41,1%, para 148,8 milhões de reais, com margem Ebitda recuando a 49,3%, de 68,7% um ano antes, em meio aos impactos de medidas de isolamento social contra Covid-19.
"O ano de 2021 ainda será um desafio, especialmente durante a primeira parte do ano, já que as vacinas para o Covid-19 não estão amplamente distribuídas. Mesmo assim, o final de 2020 já mostrava o desejo dos consumidores em reintegrar os shoppings em suas vidas", afirmou a companhia no balanço.
A Multiplan afirmou que o quarto trimestre foi o único trimestre do ano em que todos os 19 shopping centers do portfólio da companhia operaram - embora parcialmente - simultaneamente. Os shoppings operaram 88,5% do seu horário regular no trimestre devido às restrições à circulação de clientes.
O desempenho operacional líquido (NOI) recuou 23,8%, para 254 milhões de reais, reflexo da redução de receitas operacionais no período e maiores despesas com propriedades. O fluxo de caixa operacional (FFO) somou 196,5 milhões de reais, declínio de 14,9%.
A receita líquida da empresa de shopping centers caiu 17,9%, para 301,6 milhões de reais, pressionada pela queda de 43,4% na receita com serviços, enquanto a receita de locação recuou 6% na comparação ano a ano.
As despesas financeiras caíram para 30,2 milhões de reais, de 47,8 milhões de reais um ano antes. Além da renegociação de dívidas, as companhia também citou pré-pagamentos e redução da taxa básica de juros, além de benefício fiscal dos juros sobre capital próprio (JCP) anunciado em dezembro de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.