IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 fecha em máxima recorde ao fim de semana positiva para Wall St

12/02/2021 18h12

Por Herbert Lash

NOVA YORK (Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em máximas recordes nesta sexta-feira, com investidores comprando ações dos setores de energia, financeiro e materiais básicos e vendendo papéis de grandes empresas de tecnologia, no aguardo de um novo pacote fiscal em Washington que ajude a economia dos EUA a se recuperar.

O índice Dow Jones subiu 0,09%, a 31.458 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,471098%, a 3.935 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,5%, a 14.095 pontos.

Na semana, o Dow Jones avançou 1%, o S&P 500 ganhou 1,23% e o Nasdaq valorizou 1,73%.

Os principais índices foram negociados em um intervalo estreito durante uma semana em que investidores deixaram de lado ações voltadas para o crescimento --que dominaram um rali de quase um ano-- e compraram ações cíclicas e desvalorizadas.

Os setores de energia, financeiro e de materiais básicos do S&P subiram com expectativas de que se beneficiarão de uma reabertura da economia, enquanto os pesos pesados Apple Inc, Tesla Inc e Microsoft Corp caíram por boa parte da sessão, antes de fecharem em alta amparadas por um rali de última hora do mercado.

Ações de valor (que atualmente operam abaixo do sugerido pelos fundamentos) e cíclicas (que tendem a se beneficiar de um início de recuperação pós-recessão) tendem a ter desempenho superior num ambiente de juros em alta e maior crescimento econômico, no qual a economia dos EUA está prestes a entrar, disse Thomas Hayes, presidente e um dos gestores do hedge fund Great Hill Capital LLC, em Nova York.

"Estamos subestimando o efeito atrasado de todo o dinheiro no sistema, à medida que mais e mais vacinas são distribuídas e mais áreas do país reabrem", disse.

"Estamos dando continuidade a essa rotação que seria consistente com o novo ciclo de negócios e, à medida que os rendimentos (dos títulos) sobem, as ações de valor e cíclicas vão liderar", afirmou Hayes.

O índice de volatilidade da Cboe, conhecido com a "medida do medo" de Wall Street, terminou abaixo de 20 pontos pela primeira vez em quase um ano nesta sexta-feira.

O presidente dos EUA, Joe Biden, recorreu a um grupo bipartidário de autoridades locais em busca de apoio para seu plano de alívio de 1,9 trilhão de dólares. O projeto visa ajudar milhões de trabalhadores desempregados e promover a reabertura de escolas.

Dados da empresa de serviços financeiros Lipper divulgados na quinta-feira mostraram que os fundos de ações dos EUA atraíram 22,9 bilhões de dólares na semana até quarta-feira, maior ingresso semanal desde março de 2008.

Os mercados de ações dos EUA permanecerão fechados na segunda-feira por causa do feriado do Dia do Presidente.