IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq cai com queda em ações de grandes empresas de tecnologia; mercado aguarda ata do Fed

17/02/2021 11h38

(Reuters) - O índice Nasdaq caía nesta quarta-feira, puxado por baixas em grandes empresas de tecnologia, com investidores deixando de lado ações de crescimento enquanto aguardavam a divulgação mais tarde da ata da reunião de janeiro do Federal Reserve.

Os papéis de Apple Inc, Tesla Inc e Microsoft Corp caíam entre 1,0% e 2,5%, exercendo a maior pressão no índice de alta tecnologia. O setor de tecnologia do S&P 500 recuava 0,9%, enquanto o de serviços de comunicação perdia 0,1%.

Ambos os setores do S&P abrigam muitas ações com altos múltiplos de lucros, que muitos analistas dizem que podem ficar sob pressão com o aumento dos rendimentos dos Treasuries.

O aumento das expectativas de inflação empurrou a taxa do Treasury de dez anos ao maior nível em um ano nesta quarta-feira.

"O 'trade' de reflação tem sido bom para os mercados de ações, pois é impulsionado pelo otimismo em torno da recuperação, mas isso só vai continuar até certo ponto... Se os rendimentos começarem a subir a uma taxa considerada muito rápida, o sentimento mudará rapidamente nos mercados de ações", disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da OANDA.

O Fed se comprometeu a deixar as taxas de juros perto de zero até que a inflação suba para 2% e ameace ultrapassar essa meta.

Dados nesta quarta mostraram que as vendas no varejo dos EUA se recuperaram acentuadamente em janeiro, depois que as famílias receberam dinheiro adicional do governo como ajuda no contexto da pandemia. O desempenho do varejo sugere uma retomada da atividade econômica, após ser pressionada por uma nova onda de infecções por Covid-19 no ano passado.

Às 12:48 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,08%, a 31.498 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,486956%, a 3.913 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 1,16%, a 13.884 pontos.

(Por Devik Jain e Shreyashi Sanyal)