IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco central da Turquia deixa juros em 17% e mantém tom "hawkish"

18/02/2021 08h53

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia deixou a taxa de juros em 17% como esperado nesta quinta-feira e manteve o tom "hawkish", prometendo política monetária mais apertada se necessário para conter a inflação que chegou a 15%.

No final do ano passado o novo presidente do banco central, Naci Agbal, elevou a taxa de recompra de uma semana em 675 pontos básicos para tirar a lira de mínima recorde, e para lidar com uma inflação anual que ficou em dois dígitos pelos últimos três anos.

O banco manteve os juros em 17%, nível mais alto em qualquer economia avançada ou emergente, nos últimos dois meses.

"A postura de política monetária apertada será mantida de forma decisiva, levando em conta a meta projetada para o fim de 2021, por um período prolongado até que indicadores fortes apontem para uma queda permanente na inflação e para estabilidade de preços", disse o comitê de política monetária após a reunião mensal.

"Aperto adicional será adotado se necessário", completou.

A lira se firmou ligeiramente para 6,94 contra o dólar, de 6,95.

Após queda de 20% no ano passado, a moeda se recuperou nos últimos três meses --superando pares de mercados emergentes-- por expectativas de políticas mais ortodoxas apesar das repetidas críticas do presidente Tayyip Erdogan aos juros altos.

Em pesquisa da Reuters, a mediana das estimativas de 21 economistas era de que não haveria mudanças nos juros, mas cinco esperavam alta a 18%.

O banco central espera que a inflação anual caia para uma meta de 5% em três anos.

(Reportagem de Ali Kucukgocmen e Ezgi Erkoyun)