UE coloca OMC no centro de estratégia que busca reforma para comércio mais verde
Por Philip Blenkinsop
BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia colocou nesta quinta-feira a reforma da Organização Mundial do Comércio no centro de sua estratégia comercial para a próxima década, afirmando que as regras globais para o comércio precisam ser mais verdes, levar mais em consideração os subsídios estatais e serem cumpridas.
O braço Executivo do bloco de 27 países também disse que buscará trabalhar com o governo dos Estados Unidos para lidar com a crise de confiança na OMC, onde os acordos de conflitos comerciais e as negociações estão travados.
"Um importante fator da crise é que o acesso da China à OMC não levou a sua transformação em uma economia de mercado", disse a Comissão Europeia em comunicado. "A OMC não tem conseguido negociar novas regras para resolver isso."
A Comissão, que supervisiona a política comercial da UE, está tornando o combate à mudança climática uma parte central de sua nova estratégia "aberta, sustentável e assertiva". Ela quer incorporar ações verdes nos acordos comerciais e também deseja uma OMC mais consciente de questões ambientais.
Isso pode incluir liberalização do comércio em certos produtos e serviços verdes, ou acordo para reduzir os subsídios a combustíveis fósseis.
(Reportagem de Philip Blenkinsop e Jan Strupczewski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.