IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE coloca OMC no centro de estratégia que busca reforma para comércio mais verde

18/02/2021 09h59

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia colocou nesta quinta-feira a reforma da Organização Mundial do Comércio no centro de sua estratégia comercial para a próxima década, afirmando que as regras globais para o comércio precisam ser mais verdes, levar mais em consideração os subsídios estatais e serem cumpridas.

O braço Executivo do bloco de 27 países também disse que buscará trabalhar com o governo dos Estados Unidos para lidar com a crise de confiança na OMC, onde os acordos de conflitos comerciais e as negociações estão travados.

"Um importante fator da crise é que o acesso da China à OMC não levou a sua transformação em uma economia de mercado", disse a Comissão Europeia em comunicado. "A OMC não tem conseguido negociar novas regras para resolver isso."

A Comissão, que supervisiona a política comercial da UE, está tornando o combate à mudança climática uma parte central de sua nova estratégia "aberta, sustentável e assertiva". Ela quer incorporar ações verdes nos acordos comerciais e também deseja uma OMC mais consciente de questões ambientais.

Isso pode incluir liberalização do comércio em certos produtos e serviços verdes, ou acordo para reduzir os subsídios a combustíveis fósseis.

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Jan Strupczewski)