IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CEO da Petrobras não planeja deixar empresa por pressões de Bolsonaro, dizem fontes

Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco - SERGIO MORAES
Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco Imagem: SERGIO MORAES

19/02/2021 10h01

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, não pretende pedir demissão da companhia, apesar de pressões do presidente Jair Bolsonaro para que ele o faça devido a questões relacionadas a aumentos dos combustíveis, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto à Reuters, nesta sexta-feira.

"Não vai ceder e não pretende sair", disse uma das fontes, na condição de anonimato.

"Já houve um tempo em que o conselho (de administração da empresa) era pró-governo, e agora é independente", acrescentou a fonte, argumentando que o CEO tem apoio para continuar na empresa.

Na véspera, Bolsonaro afirmou em transmissão pelas redes sociais que "obviamente" vai ter consequência a fala do presidente da Petrobras, que dias atrás havia dito que a ameaça de greve de caminhoneiros não era problema da Petrobras.

O comentário do presidente foi feito após o anúncio na quinta-feira de que a empresa elevará em cerca de 15% o preço médio do diesel nas refinarias e em mais de 10% o da gasolina, a partir desta sexta-feira.

Bolsonaro anunciou ainda na noite de quinta-feira que vai zerar em definitivo os impostos federais sobre o gás de cozinha e por dois meses os que incidem sobre o diesel, neste caso, com o objetivo de "contrabalançar" o reajuste que considerou "excessivo" da Petrobras.