IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços do petróleo ampliam perdas com Texas prestes a retomar produção

Os contratos futuros do petróleo Brent terminaram a sessão em queda de 1,02 dólar - NICK OXFORD
Os contratos futuros do petróleo Brent terminaram a sessão em queda de 1,02 dólar Imagem: NICK OXFORD

Devika Krishna Kumar

19/02/2021 18h02

Os preços do petróleo recuaram pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, afastando-se ainda mais de máximas recentes, à medida que empresas de energia do Texas começam a se preparar para reativar campos de óleo e gás paralisados pelo frio excessivo e pela falta de eletricidade.

Os contratos futuros do petróleo Brent terminaram a sessão em queda de 1,02 dólar, ou 1,6%, a 62,91 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) recuou 1,28 dólar, ou 2,1%, para 59,24 dólares o barril.

Na semana, o Brent apurou ganho de cerca de 0,5%, enquanto o WTI cedeu cerca de 0,7%.

Ambas as referências chegaram a atingir os maiores níveis em mais de um ano ao longo da semana.

"O recuo no preço até aqui parece ser uma correção, e é leve dentro do contexto deste mês, de grande aceleração altista do preço", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates.

O tempo atipicamente frio no Texas e nos Estados das Planícies norte-americanas interrompeu a produção de até 4 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e 21 bilhões de pés cúbicos de gás natural, estimaram analistas.

As companhias, porém, devem se preparar já nesta sexta-feira para a retomada da produção, à medida que serviços de energia elétrica e água são lentamente retomados, disseram fontes.