Índice chega a recuar mais de 3% após ministro do STF anular condenações de Lula
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa chegou a recuar mais de 3% na tarde desta segunda-feira, ficando momentaneamente abaixo de 112 mil pontos, após ministro do Supremo Tribunal Federal anular as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato.
Às 16:39, o Ibovespa caía 2,39 %, a 112.450,58 pontos. Na mínima, o Ibovespa chegou a 111.257,67 pontos (-3,4%). O volume financeiro somava 32,7 bilhões de reais.
"A decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, coloca o ex-presidente Lula em condições de concorrer às eleições de 2022", afirmou a equipe da XP Política em comentário a clientes.
Segundo o gabinete de Fachin, o ministro entendeu que Curitiba não tinha competência para julgar os processos e anulou todas as decisões proferidas nos casos do tríplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, da compra de uma sede para o Instituto Lula e das doações feitas ao instituto do ex-presidente.
A Procuradoria-geral da República vai recorrer da decisão, que agora precisará ser analisada pelo plenário da Corte.
A decisão de Fachin, na visão de um gestor ouvido pela Reuters, é negativa porque abre espaço para Lula concorrer em 2022 --polarizando a disputa com o presidente Jair Bolsonaro, sem espaço para alguém de fora entrar e mudar o atual governo-- e também deve afetar o ambiente de aprovação de reformas.
"Bolsonaro pode se movimentar na direção de medidas mais populistas", afirmou, acrescentando ainda que o risco de o PT voltar ao poder também ecoa os eventos dos últimos 10 anos, com aparelhamento de estatais, recessão econômica e corrupção.
A bolsa paulista já mostrava um viés negativo desde a abertura em meio a movimentos de realização de lucros e um quadro ainda preocupante sobre a Covid-19 no país.
Localiza ON e Unidas ON perdiam 8% e 7,4%, respectivamente, entre as maiores quedas do Ibovespa, após a rival Movida pedir ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a reprovação do acordo Localiza/Unidas.
Marfrig ON subia 3,9% antes do balanço do último trimestre de 2020, previsto para após o fechamento do mercado.
(Por Paula Arend Laier)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.