IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China registra exportações robustas e aumento das importações em março

As exportações em dólares saltaram 30,6% em março sobre o ano anterior, mas em um ritmo mais lento ante o recorde de 154,9% visto em fevereiro - Thomas Peter/Reuters
As exportações em dólares saltaram 30,6% em março sobre o ano anterior, mas em um ritmo mais lento ante o recorde de 154,9% visto em fevereiro Imagem: Thomas Peter/Reuters

Gabriel Crossley e Stella Qiu

Em Pequim

13/04/2021 07h31

As exportações da China cresceram com força em março enquanto o avanço das importações chegou ao nível mais forte em quatro anos, em mais um impulso para a recuperação econômica do país que sinaliza melhora da demanda global em meio ao avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o mundo.

As exportações em dólares saltaram 30,6% em março sobre o ano anterior, mas em um ritmo mais lento ante o recorde de 154,9% visto em fevereiro. Os analistas consultados pela Reuters projetavam um aumento de 35,5%.

"A demanda externa forte deve ser sustentada durante o segundo trimestre conforme a economia global se recupera mais", disse Nie Wen, economista do Hwabao Trust.

"Mas com a aceleração nos esforços globais de vacinação, setores industriais em outros países estão gradualmente voltando. Temos que ver se o forte crescimento das exportações da China começará a cair."

Os dados mostraram ainda que as importações chinesas avançaram 38,1% no mês passado na comparação anual, ritmo mais rápido desde fevereiro de 2017 devido aos altos preços das commodities, superando a expectativa de 23,3% e após crescimento de 17,3% em fevereiro.

As importações de 1,02 milhão de toneladas de carne em março marcaram o volume mensal mais alto desde ao menos janeiro de 2020, enquanto as importações de soja, minério de ferro, cobre e petróleo também subiram.

A China registrou superávit comercial de US$ 13,8 bilhões no mês passado, contra expectativa de analistas de superávit de 52,05 bilhões depois de o país registrar saldo positivo de US$ 37,88 bilhões em fevereiro.