PUBLICIDADE
IPCA
+0,31 Abr.2021
Topo

Comissão Europeia pode elevar em maio estimativa para crescimento da zona do euro em 2021

13/04/2021 13h13

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia pode aumentar sua previsão de crescimento para a zona do euro em 2021 quando divulgar novas projeções econômicas em maio, aproximando-as das estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o comissário econômico da União Europeia (UE), Paolo Gentiloni.

Em declaração nas reuniões de primavera do FMI, realizadas virtualmente por causa da pandemia de Covid-19, Gentiloni disse que a recuperação econômica está em andamento porque, apesar das novas restrições à pandemia em alguns países do bloco, as vacinações estão acelerando.

"A recuperação vai ganhar velocidade no segundo semestre, e provavelmente nossa previsão daqui a um mês será mais otimista... pode ser mais otimista do que as (do relatório) de inverno", disse Gentiloni em debate com a diretoria-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e referindo-se aos prognósticos de relatório divulgado em fevereiro, período de inverno no Hemisfério Norte.

No documento daquele mês, a Comissão previu que o crescimento da zona do euro seria de 3,8% neste ano e em 2022. O FMI estimou na semana passada que a expansão da economia do bloco monetário seria de 4,4% em 2021.

"A perspectiva do FMI é um pouco mais otimista, e isso é bastante possível porque a recuperação... está em andamento", disse Gentiloni.

(Por Jan Strupczewski)