BC inicia na quinta-feira rolagem de US$11,9 bi em swaps cambiais
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central iniciará nesta quinta-feira, dia 29, a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 1° de julho de 2021, no equivalente a 11,9 bilhões de dólares.
"A execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 1°/7/2021 seja renovado", disse o BC em nota em seu site.
"O BC poderá alterar o lote ofertado a cada dia, ou mesmo acatar propostas em montante inferior à oferta, conforme as condições de demanda pelo instrumento, sem prejuízo do objetivo de rolagem integral do vencimento", completou.
Entre 11h30 e 11h40 de quinta, o BC ofertará até 15 mil contratos de swap cambial distribuídos entre os vencimentos 1º de novembro de 2021 e 2 de março de 2022. O resultado do leilão será divulgado após a apuração pelo Bacen.
O swap é um derivativo que permite troca de taxas ou rentabilidade de ativos financeiros. No caso do swap cambial tradicional ofertado pelo BC, o título paga ao comprador a variação da taxa de câmbio acrescida de uma taxa de juros (cupom cambial). Em troca, o BC recebe a variação da taxa Selic.
O objetivo do Bacen ao recorrer a esse instrumento é evitar movimento disfuncional do mercado de câmbio, provendo "hedge" cambial --proteção contra variações excessivas da moeda norte-americana em relação ao real-- e liquidez aos negócios. A colocação de contratos de swap tradicional pelo BC, portanto, funciona como injeção de dólares no mercado futuro de dólar.
O estoque de swaps cambiais tradicionais do BC no mercado está em 76,341 bilhões de dólares.
(Por José de Castro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.